Crônicas, contos e narrativas do passado, de gente que vive na ilha do Pico, ou estão espalhadas pelo mundo e tem muitas estórias para contar. Mande seu conto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A CAPUCHA E A CRIZE


por Francisco Medeiros
Estava ouvir alguns comentadores da SIC, a pronunciar-se sobre a entrevista de João Ferreira ao Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, sobre a situação económica Portuguesa actual, provocada por especulações de vária ordem.
Quase no final os comentadores trocaram argumentos sobre a cobrança de impostos pelos prestadores de serviços individuais, nas pequenas empresas, no pequeno comércio, e os que em geral vedem qualquer produto, ou prestam individualmente qualquer serviço. Serviços, e vendas que com recibo acrescem mais IVA, mas sem recibo nem tanto...dividimos a meias, ganham os dois? Há ainda alguém quem duvida que os Portugueses são mestres no desenrascanço? É lindo...entendem-se perfeitamente, e cá vamos à nossas vida que ninguém nos dá nada? Andam é a assaltar-nos as algibeiras?
Isto porque o número dos desempregados que em quase todos os sectores vai aumentando assustadoramente, há que conseguir uns biscates, para comprar o pão de cada dia!
Fiscalização só de porta em porta, não estou a ver os pagadores de impostos, em pé atrás duma bicha para pagar impostos.   
Ao ouvir aqueles comentadores, lembrou-me de uma senhora que tinha a alcunha de “Capucha”,( Já fiz várias diligências para saber o nome de senhora mas não consegui ) que nos anos cinquenta, vinha de Santa Luzia vender fruta para o Cais do Pico.
Aquela senhora foi a primeira a pagar Imposto por Conta quando foi levar a linguiça a casa do Dr. Tiberio e este sem saber da dádiva, lhe cobrou  a consulta que no tempo  eram 70$00, sem lhe passar recibo. No tempo não se pagava IVA?
Ela não só reembolsou a linguiça, pois foi pela cozinha dizer que a restituíssem, como a foi vender por 100$00, tendo ganho em toda a operação 30$00, isto tudo sem recibo ou pagamento de IVA.
Vai ser lindo... vai?
Quem muito abarca pouco aperta!
Desde a freguesia dos Campeões Nacionais de Voley


Email para o autor


diHITT - Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário